Este blog foi criado para disponibilizar imagens e informações a respeito da construção das primeiras casas para as comunidades Quilombolas de Adrianópolis/PR. Estas casas estão sendo construídas pela empresa CEVALE, com recursos do Governo do Paraná sob gerenciamento da COHAPAR.O blog é uma criação independente da CEVALE. Imagens, design e edição de Fabiano Fazion.



As atualizações serão feitas quando houver informações relevantes.



sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Casas novas / casas velhas

Ao lado de uma casa antiga, com sua humilde cozinha de bambu, plástico, tábuas, chapas de compensado e barro, vemos surgir o gabarito para uma nova casa, que certamente trará uma condição melhor de vida para esta família.


Mesmo com chuva...

Mesmo com o tempo inclemente que anda fazendo em grande parte do Brasil, as obras não podem parar. Por isso, providenciamos uma cobertura provisória para viabilizar o trabalho em condições dignas para nossos operários. Quando o tempo mudar, poderemos também usasr estas lonas para proteger os trabalhadores do proverbial sol 'de rachar' que banha a região na maior parte do ano.

E mais uma fundação vai sendo executada.



]

Mais fundações

A chuva continua, por isso ainda temos um pequeno atraso no cronograma; mas esta semana já concretamos mais duas fundações, estamos terminando uma terceira e vamos deixar mais uma ou duas locações concluídas.



Relíquias

As pessoas da região dominam técnicas e saberes há muito esquecidos pelas gentes das cidades grandes.
Um exemplo é a construção de fogões e fornos à lenha usando barro e tijolos. Aqui vemos os resquícios de uma antiga cozinha que foi demolida para a construção de uma nova casa. Mas um novo fogão à lenha, feito com a mesma técnica, já está sendo construído num paiolzinho ao lado.


Tesouros pelo caminho

Ao longo do caminho até as comunidades quilombolas, encontramos vários tesouros escondidos.
A arquitetura se integra à paisagem, como a nos lembrar que na região há muito mais do que a tão falada pobreza.


domingo, 10 de janeiro de 2010

Início das obras

Na primeira semana de 2010, apesar das chuvas que assolaram grande parte do Brasil, inclusive o Vale do Ribeira, foi dado início às obras das casas.
A meta era executar 3 fundações, mas a chuva não permitiu. Mesmo assim, concretamos duas fundações e deixamos prontas as estacas de mais uma, ficando só uma pouco abaixo da produção que pretendíamos atingir.
Mas já podemos comemorar, as obras começaram !








Belas paisagens

Apesar da dificuldade de acesso (e também por causa disso), as casas contam com um entorno de natureza preservada e vistas privilegiadas.

Terreno Pedregoso

O terreno no Porto Velho se caracteriza por ser extremamente pedregoso, o que dificulta as escavações para as fundações mas favorece a estabilidade das mesmas.